quarta-feira, 9 de março de 2011

Visão de um cego

Caríssimo leitor deste blog ou você que resolveu me fazer uma visita!
Em um dia qualquer, e comum. Igual o de hoje, recebi uma ligação inesperada, de um amigo. O Qual conheci, em minhas andanças pelas empresas da vida. Trabalhamos por pouco tempo juntos, mas o suficiente para apreciar a aura de um ser...

Do outro lado da linha, escutava uma voz masculina e familiar. Sabia de quem era, mas não arrisquei chamá-lo pelo nome. Havia pouco mais de um ano que não nos falávamos. Dentre uma conversa e outra. Tantos assuntos, e por fim, resolveu me fazer um pedido. O qual parecia ser tão complexo em sua cabeça, pedir algo para um amigo. Pois nunca havia pedido isso antes para ninguém. Condirá para uma pessoa, que não pôde enxergá-lo.

Que solicitação inesperada! Um tanto perdido, mas, recusar tal pedido para um amigo não seria nada cordial de minha parte. Aceitei imediatamente o desafio e enfim rabisquei... Entre uma frase poética e a descrição, saiu o que saiu. E você poderá apreciar logo abaixo.



Visão de um cego


Descrever alguém sem ver é um desafio para qualquer pessoa. Principalmente para quem não tem como enxergar, isso fica tão complexo, porém não impossível.

Pois os olhos que não podem ver o brilhar do sol quando o dia acorda, pode sentir o calor dos raios, ultravioletas, e o deitar da tarde ao se aproximar da noite estrelada, com o clarear da lua em um céu escuro para dormi do sol.

Penso! Sem muito me cansar!
De que forma, eu formo o formato escultural humano?

Tenho eu, como desenhar, em minhas poucas palavras, os traços de uma face que nunca pude ver?

A resposta até tenho para minha indagação, porém somente eu, conseguirei retirar dos estilhaços da minha mente.

Formas e formatos de um rosto, brilhos de dois olhos que podem ver o nascer do dia e o dormir da noite; cabelos claros que se cobrem de orvalhos da madrugada, quando se corre de lá, para cá, em busca de algo, sobrepondo à cabeça. Que possui tantos sonhos, que por sua vez pouco revelado; Jovem de aparência humilde, mas por dentro a uma riqueza impossível de comensurar.

Desafio para mim! Após 10 anos de visão ocultada pelo glaucoma, irei desdenhar um ser humano em formas não mais vista pelos meus olhos!

Foram pouco tempo de convivência. Mas tempo suficiente para enxergar em sua essência, um jovem de um coração nobre, e único.

Sei que cada ser humano é único e insubstituível!
Quem pode substituir Beethoven?
Assim não poderemos ser substituíveis! Somos apenas uma única pessoa, um indivíduo insubstituível!

Rapaz, de pele branca!
Claro, mais quem me garante que tem pele branca?
Nunca lhe enxerguei, nem ao menos toquei, para saber a espessura de sua pele.
Confesso, me vejo perdido.
Pois o que, e belo por fora? Se só tenho a visão de dentro!
Enxergar é um ponto de vista; vista de fora para dentro!

O difícil é descrever, se não posso lhe enxergar.
Com algumas palavras vindas do coração, arriscarei aqui a melhor forma de lhe desenhar.

Traços, riscos, espessuras, formatos, me faltam palavras quando quero me lembrar!

Seus olhos fixos verdejantes, na tela de um computador. Contrastes castanhos que enxerga à distância as pessoas que lhe cercam!
Muitos observam a beleza das cores destes olhos. E esquecem que por trás desse rosto tem sentimentos nobres e sensíveis. Sentimentos que não são perceptíveis em sua face, mas com algumas atitudes consegue demonstrar o quanto sonhar com o futuro lhe faz seguir a diante. Diante de sonhos distantes, mas não impossível para esse rapaz sonhador.

Bem! Apenas com meus olhos da alma, que consigo enxergar e observar. Desse jeito que posso avaliar!

Sua estatura de 1,75 pode ser visto a distância. Mas como digo: “sua alma invejável, de um jovem sonhador, poucos terão o prazer de ver. Apenas com os olhos da alma, que é esse que eu tenho, consigo lhe imaginar quanto simples deve ser”!


“Faz tornar possível, aquilo que é óbvio”!

POR: Lemos, Tiago

4 comentários:

  1. Seja bem vindo ao Blogspot Tiago!!!! Uma ótima ferramenta pela luta a favor da inclusão social das pessoas portadoras de deficiência. Nada se compara a experiência vivida para levar conhecimento ou servir de exemplo para muitos que ainda estão perdidos... Parabéns pela iniciativa e siga em frente. Bjs. Célia

    ResponderExcluir
  2. é isso ai adorei o texto
    continue assim a visão de um cego é cincéra com os olhos de dentro os olhos do coração bjs ca

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo o texto... não conhecia esse poeta rsrs

    Bjs Tiago, vez ou outra aparecerei por aqui para apreciar seus escritos

    ResponderExcluir